O autor baiano Luiz Eudes recebeu em São Paulo, no inicio de dezembro, em evento exclusivamente para convidados, o Nevado de Ouro Brasil 2021. O Prêmio homenageou cantores, músicos, escritores, artistas visuais, ativistas culturais e socioambientais e autoridades governamentais.
O escritor, natural de Sátiro Dias, Bahia, havia sido contemplado em novembro com o título de Embaixador Humanitário, também em São Paulo, através da entidade SouPerifa’s.
No decorrer do ano, Luiz Eudes recebeu diversos prêmios entre os quais o Concurso Nacional Viagem pela Escrita (RJ), Ecos de Literatura (finalista), Prêmio Escritor Destaque (Sátiro Dias), Autor Revelação (Coração Notícias), Escritor Destaque (Revista AMO) e o Prêmio Ibero-americano pela Cultura e Paz (São Paulo).
Autor dos livros de contos Noite de Festa, Tempo de Sonhos e Tarde de Chuva, da novela Cangalha do Vento (publicada também em Portugal e em Angola e traduzida para o italiano) e do infantil Baleia e a família perdida, publicado pela série Bichinhos Literários, em São Paulo, Luiz Eudes foi escolhido pela União Baiana de Escritores para receber o título de Personalidade de importância cultural 2021, em solenidade que acontecerá na sede da Casa de Angola, em Salvador, em de março de 2022.
Membro da Casa do Poeta de Alagoinhas e da Academia de Letras do Vale do Itapicuru, e por toda a sua atuação em prol do desenvolvimento cultural no interior baiano a Revista Vitrine lhe outorgou a Homenagem Especial como escritor durante o Prêmio Destaque 2021, ocorrido em Alagoinhas.