Na data em que se celebra o Dia do Ouvidor, 16 de março, o povo alagoinhense tem muito a comemorar.  No ranking da Escala Brasil Transparente, da  Controladoria-Geral da União (CGU), Alagoinhas pulou da posição 324 para o quinto lugar, entre as cidades baianas mais transparentes. No âmbito nacional, o prodígio também se repete. Em um universo  que compreende mais de  5.000 localidades, o município aparece entre os 125 com maior transparência do país.

“Foi um salto que me fez quase cair da cadeira. É um orgulho para mim, como alagoinhense, fazer parte dessa história!”, declarou o ouvidor David Ribeiro, que vibrou pelo sucesso do trabalho coletivo, na gestão Joaquim Neto, desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), comissão CADA, T.I., Controladoria Geral do Município (COGER) e Procuradoria Geral do Município (PGM).

De acordo com ele, em 2017, quando assumiu o cargo, a Ouvidoria não tinha nenhum processo de ação ou planejamento estratégico.  Desde então, o trabalho não parou, com destaque para a Ouvidoria Ativa. “Volto a repetir: a Ouvidoria nos bairros é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alagoinha consolidada e uma das únicas que coloca em prática a Ouvidoria Ativa, no país”, continuou.

Ainda segundo David, a condução do prefeito Joaquim Neto foi fundamental para esse resultado, “pois nosso gestor municipal valoriza o acesso à informação e compreende a importância da população  na participação efetiva na gestão pública”.

Fonte: SECOM