O pequeno Heitor Batista Araújo, de apenas três anos, morador do município de Alagoinhas, foi referenciado para fazer um procedimento cirúrgico no o Centro de Cirurgias Eletivas, ao lado do Hospital Maternidade Doutor João Carlos Meireles Paolilo, na última terça-feira (27). Ele e outras 39 crianças foram os primeiros pacientes a participar de cirurgia eletiva pediátrica da unidade.
“Ele está fazendo cirurgia de fimose. Descobrimos assim que ele nasceu que precisaria de cirurgia e desde os seis meses estamos tentando. Como a gente não tinha convênio, tivemos dificuldades. O processo foi muito rápido: fui no postinho, do postinho já encaminhou para a marcação na Policlínica Municipal e, graças a Deus, estamos aqui realizando com sucesso. Estou muito realizada e muito feliz”, afirma Crisnanda Batista Santos, mãe de Heitor.
A unidade tem realizado 40 cirurgias por dia, sendo que na terça-feira (27) foi só para meninos e nesta quarta-feira (28) para meninos e meninas, com cirurgias de hérnia e fimose ambos os dias. “Nós estamos abraçando a população infantil de Alagoinhas pela primeira vez com o Centro de Cirurgias Eletivas programadas antecipadamente. Nossa perspectiva é realizar cirurgias para zerar os atendimentos pediátricos no município, gerando assim melhor qualidade de vida para as nossas crianças”, afirma a secretária de Saúde, Laina Passos.
Para ter acesso ao serviço é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para ser encaminhado para avaliação na UPA de Santa Terezinha. Caso seja identificado a necessidade de cirurgia, será realizado exames e marcado o procedimento.
Fonte: Secom