Danielle Campista

O impacto que o coronavírus está trazendo para a economia mundial é notório. A recessão econômica mundial não é uma perspectiva. É uma realidade. A recessão vai alterar a forma com que os países e empresas fazem negócios. Mas o empresário, seja pequeno, médio ou grande, não quer saber dos números macroeconômicos e sim da realidade da sua empresa, dos seus números.
Para os especialistas em relações internacionais, as medidas tomadas por governos para conter o avanço da COVID-19 em 2020 terá dois tipos de impacto. No curto prazo, a riqueza mundial, medida pelo PIB, vai diminuir, isso é quase certo. E, no longo prazo, governantes e corporações vão mudar a forma com que produzem, compram e vendem produtos e serviços.
Marc Lipsitch, professor de epidemiologia de Harvard afirmou que o coronavírus ainda têm alto potencial de propagação porque a maioria da população é suscetível a doença. Uma quarentena única não será suficiente para controlar a pandemia e que os picos secundários da doença podem ser maiores que o atual. Os estudos de Havard vê a necessidade de isolamento social até 2022.
O momento exigirá calma e criatividade dos empresários. Muitas empresas irão quebrar. A esmagadora maioria não suportará uma perda de 30% de vendas. Será prejuízo certo. E com exceção daqueles que comercializam gêneros alimentícios e de limpeza, as demais já estão duramente sendo afetadas. Vamos viver um momento confuso. Estamos no mesmo barco.
A turbulência é igual para todos e a perda é certa.
Resta manter a calma e ser racional. A pandemia vai passar e quando acabar, o empresário terá que rever seus conceitos, identificar seus pontos fracos e definir uma estratégia vencedora.
“A saúde é prioridade máxima e essencial, com essa pandemia que está gerando esta crise global, precisamos de um novo direcionamento para nossas empresas, reinventá-las. Detectar quais são os maiores riscos para sua sobrevivência e traçar metas para os próximos meses”

*Confiram essa matéria completa na edição de Maio da Revista Vitrine.


Por: Danielle Campista, empresária – colunista da Revista Vitrine.