Ontem (7), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou uma moção de repúdio na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) contra o vereador Sandro Fantinel (sem partido), do município gaúcho de Caxias do Sul, pelas declarações injuriosas, racistas e xenofóbicas contra o povo baiano.
A declaração do edil na Câmara de Vereadores veio após uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com auditores fiscais do Ministério do Trabalho, que resgataram centenas de trabalhadores baianos em situação análoga à escravidão em vinícolas do município gaúcho de Bento Gonçalves.
“Infelizmente, na ótica do vereador, a responsabilidade pela ocorrência dos fatos seria dos trabalhadores, especialmente dos baianos, motivo pelo qual não deveriam mais ser contratados para trabalharem no Rio Grande do Sul, sugerindo inclusive a contratação de argentinos por, em suas palavras, ‘tratar de pessoas mais limpas que os baianos’. Repudiamos as declarações injuriosas, racistas, xenofóbicas e preconceituosas do vereador proferidas contra a população da Bahia, a qual destaca-se no cenário nacional e internacional como berço da cultura brasileira”, disse Fiscina.
Fonte: SECOM